terça-feira, outubro 25, 2011

Tarot e Dianismo Parte I - Por Luciana Onofre



Por Luciana Onofre

A consulta aos Oráculos é parte como não poderia deixar de ser, da prática Diânica proposta por Zsuzsana Budapest, a leitura por ela instrumentada se distancia um pouco daquela dita tradicional, pois Arcanos com cunho patriarcal dentro da visão diânica adquirem uma apreensão feminista, matriztica.
A Lua, nesta abordagem, é especial ao meu ver, ela é exatamente aquilo que eu, como fêmea, Theateísta entendo esse lúdico Arcano.
A seguir em tradução minha o trecho onde ZZ Budapest apresenta seu modo de ler, ver e interpretar os Arcanos Maiores do Tarot.
Divido o texto em módulos ou partes, aqui a parte 1.

O Mago
Talento psíquico para quem consulta o tarot. Caso a pessoa seja uma bruxa, indica um bom momento para realizar feitiços ou dominar forças psíquicas. Os valores matriarcais superam aos patriarcais.

A Suma Sacerdotisa
Transparência na moral. Saber o que é bom ou não para si. Ensinamentos da Deusa mediante sonhos; alguma mulher espiritual que poderá influir ao consulente; ensinamentos diânicos [orientação lunar dentro da espiritualidade]; orientação feminina. A pessoa se leva muito a serio e confia no seu poder de julgamento.

A Imperatriz
É o segundo grande aspecto da Deusa Vênus/Afrodite, senhora da abundância. Indica relações de amor assim como fertilidade de idéias e criatividade. Com ela se apresentam a consciência feminina, a generosidade, o brilho e os sentimentos positivos.

O Imperador
Preocupação com  o poder e sua origem, em como obtê-lo e como usá-lo. O tipo de poder que esta lâmina representa caso seja matriarcal é uma mistura de espiritualidade e ação. As pessoas que a obtenham se sentem atraídas pela idéia de retomar estudos, passar em concursos públicos. 

O Hierofante
Uma lâmina patriarcal permeada de seriedade; assuntos legais não necessariamente perante tribunais; assinaturas de documentos legais tais como sociedades; às vezes casamentos mas apenas no aspecto legal; não é uma boa influência para a mulher.

Os Amantes
Superação de obstáculos; harmonia, inclusive no que tange a novas relações de amor. Tais relações são sempre entre iguais.

O Carro
Força interior em equilíbrio; enfrentar uma batalha com a promessa de vitoria; possui a energia de Sagitário; atividades que requerem muito movimento. A pessoa que obtêm esse Arcano é por demais centrada e individualista.

Mais adiante serão publicadas as partes 2 e 3 deste texto.

Sempre grata,

Luciana Onofre


Publicado com autorização da autora. Editado por Aphrodisiastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário