terça-feira, setembro 27, 2011

Você sabe como avaliar se um deck de tarô ou oráculo é feminista?


Você sabe como avaliar se um deck de tarô ou oráculo é feminista?
Vamos aprender isso agora?
Para entender melhor como eu realizo a minha avaliação, vou explicar o conceito no qual me baseio. A atriz feminista Geena Davis (Thelma e Louise – com Susan Sarandon, Uma Liga Especial – com Tom Hanks, Rosie O´Donnel e Madonna, e a série Commander in Chief na qual ela interpreta a primeira presidenta dos Estados Unidos) fundou um instituto chamado Geena Davis Institute on Gender in Media (Instituto Geena Davis sobre Gênero na Mídia) para analisar e avaliar filmes e desenhos, assim como o número de personagens de ambos os sexos e os papéis que eles representam. Já notaram que em desenhos e filmes infantis a maioria dos personagens é masculina? Exemplos: A Caverna do Dragão, Smurfs, Toy Story, Muppet Babies, Capitão Planeta, Tartarugas Ninja, etc. E o papel de líder geralmente é realizado pelos personagens masculinos, deixando as personagens femininas (que são minoria) em posição de passividade. Este fato interfere na concepção das crianças (meninas e meninos) sobre gênero e papéis sociais. É uma mensagem subliminar sobre desigualdade sexual, enfatizando que homens devem liderar e mulheres devem ser lideradas, que homens são a maioria ativa e as mulheres são a minoria passiva. É por meio desse conceito que eu baseio minha análise dos tarôs e dos oráculos.


Tarô Rider Waite Smith - Arcanos Maiores: O Hierofante, O Louco e A Temperança.


Passo 1 - Contagem:
Conte quantos personagens femininos e masculinos há no deck.  Por exemplo, sem incluir figuras andrógenas, ambíguas e impossíveis de se identificar, a minha contagem do deck de Tarô Rider Waite Smith foi de:
67 personagens masculinos.
25 personagens femininos.
            Deve-se levar em consideração que este deck apresenta, nas cartas da Corte, uma desigualdade entre o número de personagens masculinos e femininos, com: 4 Pagens, 4 Cavaleiros e 4 Reis para apenas 4 Rainhas. É preciso esclarecer que não é apenas o número de personagens que conta, mas principalmente o papel desempenhado por cada um destes personagens.
Passo 2 – Análise dos Papéis desempenhados pelos Personagens:
Personagens Femininos: Em minha análise, há mais homens desempenhando papéis de iniciativa e de liderança do que mulheres. A estas coube o papel de introspecção. A Rainha de Espadas porta a sua espada em sua mão direita de forma branda, enquanto apazigua com a sua mão esquerda, muito diferente dos personagens masculinos que aparecem com espadas no decorrer do deck (Pagem de Espadas, Cavaleiro de Espadas,...). A Lua e o Mundo demonstram personagens femininas em um deslumbre introspectivo, como um transe. A Justiça é uma das poucas cartas que mostra iniciativa e liderança, ela pesa e, se julgar necessário, toma a iniciativa de punir ou absolver. As Rainhas são mais contemplativas, enquanto umas contemplam o mundo interior (Rainha de Copas e Rainha de Pentáculos), as outras contemplam o mundo exterior (Rainha de Paus e Rainha de Espadas). A Rainha de Espadas é a que demonstra maior relação com o mundo exterior, ao estender a sua mão esquerda, como se estivesse chamando ou abençoando. A Alta Sacerdotisa e a Imperatriz permanecem sentadas, olhando para o consulente como se esperassem que alguém tomasse a iniciativa de ir até elas, novamente com o foco no mundo emocional e interior. O Nove de Pentáculos mostra uma mulher segura, porém passiva, como se não estivesse interessada em trilhar uma jornada de crescimento, pois está satisfeita com sua estabilidade. A Força é outra carta que retrata uma mulher tendo uma iniciativa. Mesmo com o seu semblante sereno (não há mulheres neste deck com semblante de fúria ou de raiva), ela se esforça para domar o leão. Este é o caminho que ela escolheu (ou que ela precisa trilhar). Assim ela o faz com liderança e determinação. O Oito de Espadas é a carta onde a personagem feminina é representada de forma mais passiva. As oito espadas fincadas no chão demonstram a incapacidade (ou a falta de vontade) dessa mulher de tomar a iniciativa para se libertar dessa situação de total opressão na qual foi colocada (ou na qual se colocou). Por fim, o Três de Copas, esta carta mostra três mulheres festejando, embora o tema não seja propriamente iniciativa, podemos concluir que elas festejam o alcance de alguma meta pela qual lutaram juntas.  
Personagens Masculinos: Comparados com as Rainhas, que não olham diretamente para o consulente, há dois Reis que olham (Rei de Copas e Rei de Espadas). O seu olhar tem a mesma segurança da mulher na carta da Justiça. Os outros Reis (Rei de Pentáculos e Rei de Paus) contemplam o mundo externo. Avaliação de novas jornadas (Dois de Paus), batalhas (Cinco de Paus), caridade e auxílio (Seis de Pentáculos) são características de liderança atribuídas aos personagens masculinos neste deck. Você não vê uma mulher montada em um cavalo, o que simboliza objetividade e iniciativa. Até mesmo em imagens opressoras como no caso do Dez de Paus e do Cinco de Espadas, houve iniciativa desses personagens masculinos que acabaram liderando para situações não tão agradáveis, mas houve uma ação de livre e espontânea vontade. Não encontramos uma mulher sendo recebida com uma coroa de louros e com estima pela população como no caso do cavaleiro na carta Seis de Paus. Somente homens podem ser cavaleiros e heróis?! Nas cartas do Carro, Louco (que tem aparência andrógina, mas por causa da tradução para o português, acabou pertencendo a um gênero específico) e Eremita, vemos personagens masculinos que foram em busca de algo, que iniciaram a sua jornada por livre e espontânea vontade e independente da opinião alheia.
Personagens Femininos e Masculinos em uma mesma carta: A carta dos Enamorados mostra uma representação equilibrada de ambos os sexos, com um anjo assexuado sobre eles, abençoando-os. Porém, a conotação bíblica de Adão e Eva corrompe esse equilíbrio. A mensagem bíblica é: Eva recebe mensagens do diabo por meio da serpente na macieira, já Adão recebe mensagens de deus por meio do fogo na sarça ardente. Bem sabemos que a macieira era uma árvore devotada à Deusa (assim como toda a natureza vegetal, animal e mineral) e a serpente era o Seu animal sagrado. A mulher, por sua vez, era a Sua sacerdotisa. Como o patriarcado queria combater e desacreditar o poder da Deusa e a autonomia das mulheres, este mito de Adão e Eva foi criado com a mulher sendo a culpada pelo pecado original, com a maçã sendo fruto da tentação (na verdade, era o fruto do conhecimento) e com a serpente sendo o agente enviado pelo próprio diabo (na verdade, a serpente era um símbolo antigo da Deusa e representava renovação e renascimento por causa de sua troca de pele). Na bíblia, a gênese foi último livro escrito, embora ele seja tido como o primeiro. Foi preciso escrevê-lo depois que a bíblia já tinha sido finalizada, pois era preciso criar um modo de atribuir o mal à mulher e fazê-la submissa ao homem, já que os demais livros não apresentavam um motivo claro para isso.


Tarô Rider Waite Smith - Arcanos Maiores: os Enamorados e o Diabo.

Na carta do Diabo (carta oposta aos Enamorados), há também um equilíbrio entre os sexos, mas há uma “cauda” nos personagens que faz alusão à natureza na mulher (a mulher e a natureza eram associadas por causa de seus ciclos; os homens patriarcais sempre tentaram domá-las e subjugá-las, pois as julgavam imperfeitas) e à sarça ardente no homem (o homem como o único mensageiro de deus, puro e superior, aquele com o fogo da iluminação).
Segundo a minha análise, as cartas que apresentam total igualdade entre os sexos são: o Julgamento, Dez de Copas, Cinco de Pentáculos, a Torre, Quatro de Paus e Dois de Copas. Há um equilíbrio e uma abordagem voltada ao companheirismo (até mesmo em situações difíceis), onde um não é melhor que o outro, os dois são considerados da mesma forma.
Passo 3 – Cartas-chave:
Cada deck de tarô ou oráculo possui a sua forma particular de visualizar e interpretar o mundo. Por isso, é preciso analisar a proposta do criador do deck para compreender melhor essa visão de mundo. Há cartas de grande importância nesse processo de avaliação. Preste atenção nas seguintes cartas: a Alta Sacerdotisa, a Imperatriz, a Força, a Justiça, a Estrela, o Mundo, o Três de Copas, o Nove de Pentáculos e as Rainhas. Essas cartas representam a forma como o criador do deck entende a mulher, o feminino e o papel das mulheres na sociedade. Verifique também se há Princesas (personagens femininos) ao invés de Pagens (personagens masculinos).
Passo 4 – Informações do Criador e do Deck:
Leia atentamente o livro que vem junto com o deck. Analise as interpretações das cartas (normais e invertidas), assim como as tiragens e a história de criação. Procure ler entrevistas do criador do deck falando sobre o processo de produção, inspiração, conclusão, expectativas, objetivos,... Esse baralho será a sua ferramenta para conectar a Divindade dentro e fora de você, por isso é preciso estar segura de não estar utilizando uma ferramenta que trás mensagens subliminares misóginas, machistas e preconceituosas. Procure se informar sobre outras pessoas que utilizam/utilizaram esse deck (há ótimas revisões de decks de tarô e oráculos na internet, pesquise no Google), o que eles acharam de bom e de ruim. Depois de reunir informação, gere a sua própria opinião.
Passo 5 – Pergunte a si mesma e ao próprio Tarô/Oráculo:
Faça perguntas sobre como você se sente em relação a determinado deck ou oráculo. Por que prefere um a outro? O que te faz se sentir bem com este? O que te faz se sentir mal? Tem dificuldades? Tem facilidades? Quais? Qual é a sua carta preferida? Qual a sua carta menos preferida? Por que? O oráculo/tarô fala com você? Como? Fique livre para acrescentar outras questões. É muito importante saber sobre a relação entre você e o seu baralho.
            Pergunte ao próprio Tarô/Oráculo. Isso mesmo, pergunte a ele: Você engloba o conceito feminista? Qual é o ensinamento (feminista ou outro tido de ensinamento) que você vem me transmitir? Qual a melhor maneira de te utilizar? Como posso estabelecer uma relação feminista e divina com você? Tire uma ou até três cartas para cada pergunta. Dessa forma, você estará respeitando as Deusas do Destino e permitindo que elas se expressem com ensinamentos para a melhor forma de se comunicar por meio desse determinado tarô/oráculo.
            Espero que essas dicas tenham ajudado. Saibam que de maneira alguma a minha opinião/análise é a verdade absoluta e que você é livre para concordar, discordar ou adaptar o que sugeri aqui. O Tarô é uma prática pessoal e íntima. E o respeito e a liberdade são sempre incentivados.
       Bênçãos em IrmÃdade,

)O( Aphrodisiastes )O(

2 comentários:

  1. Nossa, achei este post extremamente interessante! Acredito que à partir de agora jamais verei as cartas de Tarot da mesma forma.
    Obrigada por compartilhar sua análise!

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço, irmã Fernanda.
    Obrigada por ler o meu blog e fico imensamente contente que tenha gostado do post. Muitas bênçãos de alegria e IRMÃdade

    ResponderExcluir