domingo, setembro 25, 2011

O que é Feminismo?

Olá, leitores
Sou Aphrodisiastes, uma bruxa diânica feminista, membro do coven Susan B. Anthony Coven Number 1 de Z Budapest e aluna do curso de Tarô Feminista de Z Budapest.
Meu intuito ao criar este blog é compartilhar, assim como desenvolver, materiais sobre oráculos e tarôs voltados para o sagrado feminino e/ou com cunho feminista.
Primeiro, eu gostaria de divulgar um trabalho excelente desenvolvido por Luciana Onofre sobre Oráculos do Feminino em seu blog com o mesmo nome. Se eu não me engano, este blog foi fundido com um blog coletivo chamado Divinnare, mas o conteúdo sobre Oráculos do Feminino foi mantido nos arquivos. Sugiro que vasculhem os arquivos do blog Divinnare, pois lá há muitas coisas preciosas sobre a arte divinatória feminista. Deixo, abaixo, o endereço de ambos os blogs, respectivamente:
http://tarotteando.blogspot.com/     -   Blog Taroteando de Luciana Onofre
http://divinnare.blogspot.com/        -   Blog coletivo Divinnare
           


         Gostaria de esclarecer algumas coisas antes de começar com os posts seguintes. Vamos falar sobre Feminismo. Sinto que ainda há muito preconceito entre mulheres e homens quando ouvem as palavras “feminismo” e “feminista”, como se fosse algum tipo de machismo às avessas. Isso é um mito e foi desenvolvido exatamente para desmerecer a importância do conceito feminista. Feminismo é a luta de mulheres (e de homens também) para combater a ideologia desigual de que um sexo é superior ao outro. O movimento feminista luta pela igualdade entre homens e mulheres, por um ambiente social justo para ambos. Nós, mulheres, não queremos ser homens, nem queremos o lugar deles, o que queremos é ser tratadas com consideração e respeito para que possamos alcançar de forma justa o nosso lugar (por direito) na sociedade em que vivemos e que ajudamos a construir.
Os homens machistas temem que as mulheres, com a sua liberação, retirem o falso status de poder que eles conseguiram através da subjugação e escravização do outro (neste caso, do sexo feminino). É como um senhor de engenho que não quer que seus escravos se emancipem, pois assim deixará de ser o senhor de alguém. Da mesma forma que um empresário explorador e tirano que não quer que seus funcionários estudem, formem sindicatos, tenham os seus direitos, pois ele poderia “perder o seu trono” e ter que lidar com uma relação entre iguais. Essa idéia de posse sobre o outro vem do patriarcado (que significa “governo do pai”). O patriarcado surgiu quando as tribos nômades (hordas), que cultuavam um deus de guerra e de violência, começaram a invadir e escravizar as demais tribos pacíficas não-nômades e que cultuavam a Deusa, matando os homens, as crianças e os idosos e escravizando as mulheres para que fossem as suas concubinas. Ao mesmo tempo, essas hordas impunham a fé em seu deus, um deus opressor e de derramamento de sangue. E como elas eram governadas pela linhagem masculina, somente homens tinham poder, e viam tudo o que era feminino como inferior e digno de ser dominado pelo masculino, receberam o nome de patriarcado.
            Desde então, as mulheres vêm sofrendo repressões e violências sem igual, barbaridades que variam a sua forma, sua intensidade e sua freqüência conforme a época e a região, mas a crueldade é sempre a mesma. E hoje temos o machismo (originado do patriarcado) que, segundo o dicionário Michaelis, significa: sm (macho+ismo) 1 Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo. Enquanto que para o Feminismo temos a seguinte definição: sm (lat femina+ismo) 1 Sociol Movimento iniciado na Europa com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos políticos e sociais de ambos os sexos. Que fique claro que o Feminismo defende os direitos iguais para ambos os sexos. Por isso, se você, homem ou mulher, acredita que deve haver um mundo justo tanto para homens quanto para mulheres, sejam bem-vindas/os. Você é um/a feminista! E não tenha vergonha de dizer isso. Se alguém é contra o racismo, o machismo, a xenofobia, a pedofilia, a homofobia etc, por que não ser contra a forma de injustiça contra as mulheres? Injustiça é injustiça e precisa ser combatida! Sou feminista e me orgulho disso.
Feminismo não é machismo ao contrário. O oposto ao machismo é o femismo. Esse termo foi criado para designar a idéia desigual de mulheres sendo superiores aos homens e, por isso, devendo dominá-los. Lembram-se daquelas piadinhas pseudofeministas que às vezes recebemos em nossos e-mails, que contam sobre uma mulher que subjugou um homem? Essas piadas são femistas e não Feministas. Feminismo defende a igualdade entre os sexos. Não há oposto ao Feminismo, pois a criação do Machinismo nunca foi necessária, os homens sempre foram respeitados enquanto homens e foram raras as ameaças aos seus direitos.
Para que o movimento feminista fosse desacreditado, várias mentiras e mitos foram inventados. Nós não matamos os nossos maridos nem os nossos filhos, não somos antifamília (acreditamos em uma nova concepção de família, com a igualdade de diretos entre os pais), não nos tornamos lésbicas simplesmente por sermos feministas (respeitamos a livre escolha de cada um e somos a favor da diversidade sexual) e só praticam bruxaria aquelas que assim desejam (o Feminismo defende a liberdade religiosa e combate as religiões que oprimem as mulheres).
Espero que com esse breve post eu tenha conseguido desmistificar alguns preconceitos sobre o que é Feminismo. Muitos desses preconceitos nos foram ensinados e muitas vezes os aceitamos sem questioná-los. Precisamos romper esse paradigma e mudar essa situação injusta. Precisamos desaprender o errado e reaprender o que realmente é certo. Como disse Glória Steinem: “O primeiro problema para todos nós, homens e mulheres, não é aprender, mas desaprender.”.

Três de Copas (Tarô Rider Waite Smith)
Bênçãos em IRMÃdade,
)O( Aphrodisiastes )O(       

Nenhum comentário:

Postar um comentário