terça-feira, outubro 25, 2011

Tarot e Dianismo Parte I - Por Luciana Onofre



Por Luciana Onofre

A consulta aos Oráculos é parte como não poderia deixar de ser, da prática Diânica proposta por Zsuzsana Budapest, a leitura por ela instrumentada se distancia um pouco daquela dita tradicional, pois Arcanos com cunho patriarcal dentro da visão diânica adquirem uma apreensão feminista, matriztica.
A Lua, nesta abordagem, é especial ao meu ver, ela é exatamente aquilo que eu, como fêmea, Theateísta entendo esse lúdico Arcano.
A seguir em tradução minha o trecho onde ZZ Budapest apresenta seu modo de ler, ver e interpretar os Arcanos Maiores do Tarot.
Divido o texto em módulos ou partes, aqui a parte 1.

O Mago
Talento psíquico para quem consulta o tarot. Caso a pessoa seja uma bruxa, indica um bom momento para realizar feitiços ou dominar forças psíquicas. Os valores matriarcais superam aos patriarcais.

A Suma Sacerdotisa
Transparência na moral. Saber o que é bom ou não para si. Ensinamentos da Deusa mediante sonhos; alguma mulher espiritual que poderá influir ao consulente; ensinamentos diânicos [orientação lunar dentro da espiritualidade]; orientação feminina. A pessoa se leva muito a serio e confia no seu poder de julgamento.

A Imperatriz
É o segundo grande aspecto da Deusa Vênus/Afrodite, senhora da abundância. Indica relações de amor assim como fertilidade de idéias e criatividade. Com ela se apresentam a consciência feminina, a generosidade, o brilho e os sentimentos positivos.

O Imperador
Preocupação com  o poder e sua origem, em como obtê-lo e como usá-lo. O tipo de poder que esta lâmina representa caso seja matriarcal é uma mistura de espiritualidade e ação. As pessoas que a obtenham se sentem atraídas pela idéia de retomar estudos, passar em concursos públicos. 

O Hierofante
Uma lâmina patriarcal permeada de seriedade; assuntos legais não necessariamente perante tribunais; assinaturas de documentos legais tais como sociedades; às vezes casamentos mas apenas no aspecto legal; não é uma boa influência para a mulher.

Os Amantes
Superação de obstáculos; harmonia, inclusive no que tange a novas relações de amor. Tais relações são sempre entre iguais.

O Carro
Força interior em equilíbrio; enfrentar uma batalha com a promessa de vitoria; possui a energia de Sagitário; atividades que requerem muito movimento. A pessoa que obtêm esse Arcano é por demais centrada e individualista.

Mais adiante serão publicadas as partes 2 e 3 deste texto.

Sempre grata,

Luciana Onofre


Publicado com autorização da autora. Editado por Aphrodisiastes.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Tarô de Thea (Thea's Tarot) de Ruth West

Tarô de Thea (Thea's Tarot) de Ruth West


Tarô de Thea - Arcanos Maiores: 1 - O Mago; 10 - O Cometa; 20 - Renascimento.

O Tarô de Thea é um deck que foge ao tradicional e possui foco feminista. Ele foi criado em 1984. As cartas são brilhantes e pretas enquanto que as silhuetas são brancas, a parte de trás é marrom com um símbolo. As cartas apresentam figuras somente de mulheres e os nomes das cartas da corte foram modificados para Criança, Filha, Mãe e Amazona. Deck de Tarô com 78 cartas, criado por Ruth West (auto-publicado).
Tarô de Thea - Arcano Maior: 0 - Inocência.


Tarô de Thea - Arcano Menor: Ás de Pentáculos.

Tarô de Thea - Arcano Maior: 17 - A Estrela.

Tarô de Thea - Carta da Corte: Filha (Cavaleiro) de Pentáculos.

É um deck centrado nas mulheres, por isso não há homens retratados. Segundo Ruth West, sua criadora, o Tarô de Thea foi criado como resposta ao livro A New Women´s Tarot (Um Novo Tarô das Mulheres) de Billie Potts e a muitos outros decks que surgiram no mercado na década de 1984. A ordem e os novos nomes dos Arcanos Maiores seguem abaixo:
0 – Inocência
1 – O Mago
2 – A Vidente
3 – A Criadora
4 – O Imperador
5 – O Hierofante
6 – As Enamoradas
7 – O Carro
8 – Justiça
9 – Eremita
10 – O Cometa
11 – Força
12 – Arte
13 – O Ilusionista
14 – Graça
15 – Opressão
16 – A Torre
17 – A Estrela
18 – A Lua
19 – O Sol
20 – Renascimento
21 – O Mundo


Tarô de Thea - Arcanos Maiores: (em cima) 4 - O Imperador; 5 - O Hierofante; (embaixo) 16 - A Torre; 19 - O Sol.
       Os naipes deste deck são Copas, Paus, Espadas e Pentáculos. As cartas que tradicionalmente representavam  homens foram substituídas por mulheres, exemplo: O Hierofante é uma freira, o Imperador possui aparência feminina e os Enamorados são mulheres assim como os casais nas cartas Dois de Copas e Dez de Copas. Cada Ás retrata uma mulher com o símbolo do seu naipe. Não há livro acompanhando o deck. Há somente um folheto com instruções sobre a tiragem da Cruz Celta e breve significado das cartas. Este deck não é mais publicado.


Tarô de Thea - Arcano Menores e Carta da Corte: Seis de Espadas (esquerda); Quatro de Paus (direita); Criança (Pajem) de Paus (centro).
 
Tarô de Thea - Arcanos Menores e Carta da Corte: Ás de Espadas; Cinco de Paus; Amazona de Pentáculos.

Tarô de Thea - Arcano Menor e Cartas da Corte: Quatro de Pentáculos; Criança (Pajem) de Copas; Mãe (Rainha) de Espada.

 Thea's Tarot Deck - Images Copyright 1984 Ruth West 

domingo, outubro 16, 2011

Tarô O Livro de Aradia (The Book of Aradia Tarot)

Tarô O Livro de Aradia (The Book of Aradia Tarot)

     Este tarô feminista é um resultado de pesquisa de Jean Van Slyke (responsável pela arte), Shekhinah Mountainwater e Ffiona Morgan, antigamente conhecido como um tarô matriarcal. Ele é um tarô preto e branco, a parte de trás é branca e azul, redondo e teve uma edição limitada de 1000 exemplares somente com os Arcanos maiores, acompanhando um folheto informativo sobre o deck, com as imagens das cartas e seus significados. Duas tiragens são sugeridas: a Tiragem de Shekhinah (13 cartas) e a Tiragem de Jean (10 cartas). Ele se assemelha bastante a outro deck de tarô feminista chamado Daughters of the Moon (Filhas da Lua) de Ffiona Morgan (criadora de ambos), parecendo ser o seu precursor, os naipes são os mesmos. Neste deck, a única imagem masculina é Pã e o naipe de Éter possui 21 cartas e representa o elemento do Espírito. A ordem das cartas segue abaixo:
0 – Self
1 – Bruxa
2 – Maia
3 – Pã
4 – Afrodite
6 – Boudicea
7 – Poder
8 – Opressão
9 – Anciã
10 – Moira
11 – Atena
12 – Reversão
13 – Transformação
14 – Temperança
15 – Lua
16 – Relâmpago
17 – Estrela
18 – Amaterasu
19 – Celebração
20 - Nut
     Infelizmente este tarô não está mais sendo publicado.
Copyright 1984 Jean Van Slyke

terça-feira, outubro 11, 2011

Lua Cheia (11/10/11) em Áries, Sol em Libra

Lua Cheia (11/10/11) em Áries, Sol em Libra

Feliz Esbat! A lua cheia é um momento de muita magia e de poder da Deusa. Segundo a concepção wiccaniana, esta fase representa a Deusa enquanto Mãe, abrangente, grávida, plena e radiante. Esta lunação favorece os métodos divinatórios ao energizar ainda mais a intuição e a magia envolta nos oráculos. Em cada uma das 13 luas cheias do ano, conforme for possível, eu estarei realizando uma tiragem de três cartas do tarô para meditar sobre as vivências até a próxima lua cheia. Minhas leituras serão voltadas mais ao âmbito geral, por isso aconselho que cada uma faça a sua tiragem pessoal para obter uma informação mais objetiva sobre suas vidas em particular. Nesse mês temos:
O Mundo (invertido), a Justiça e Dois de Espadas (invertido).

O Mundo (invertido): Temos visto muitas coisas desequilibradas acontecendo no mundo. Vimos a greve dos correios, a greve dos bancos (não tiro o mérito das greves, mas isso trouxe um desequilíbrio sentido por todos), outro vazamento de óleo no mar, confrontos na Wall Street, apenas para citar alguns. Com o mundo de ponta cabeça, começamos a sentir que não estamos em um abençoado círculo de louros, mas sim em uma sufocante prisão redonda. É preciso ter uma visão de mundo mais humana, aprender o que é compaixão, sustentabilidade, respeito, união e paz. O mundo invertido é um enforcado aprisionado, vivenciando uma experiência dolorosa e involuntária. Dessa forma a vivência fica ainda mais difícil. Mas nós temos todas as ferramentas e os elementos necessários para inverter essa situação, basta que saibamos como utilizá-los de forma correta.
A Justiça: Após a desordem, vem a ordem. Esta carta traz o equilíbrio necessário para que possamos estruturar os nossos potenciais e conseguir trazer esse mundo de volta de cabeça para cima. Algumas regras foram infringidas, trazendo desequilíbrio. Elas foram ou ainda serão julgadas (quer seja pela justiça humana ou pela lei da Deusa). É um processo necessário para que haja paz novamente. Novas leis estarão sendo criadas, antigas leis serão revistas e julgamentos serão realizados em um âmbito global. A Deusa Têmis está visualizando tudo o que temos passado e fará com excelência o seu trabalho como a Deusa da Justiça, distribuindo suas bênçãos e suas sentenças àqueles que as merecerem. Reze para que Têmis nos conceda uma sociedade justa e unida em prol do bem de tudo e de todos.
Dois de Espadas (invertido): Não há dúvidas, nós sabemos o que é preciso fazer para defender e/ou alcançar os nossos direitos e precisamos tomar uma decisão quanto a isso. Não estamos mais cegas, sabemos que violência só gera mais violência e morte desnecessária. Estávamos com nossas mentes confusas, nossas ideias não fluíam e não visualizávamos uma solução. A aflição tinha tomado conta de nossos pensamentos e acabamos fazendo escolhas errôneas por não saber o que fazer ou então não tomávamos decisão nenhuma, ficando estagnadas em nossa própria indecisão sufocante. Mas agora sabemos o que queremos para nós, qual mundo que nós queremos para viver. Somos o povo e temos poder, embora muitas vezes nós não queiramos admitir isso. Esse poder é o poder da escolha. Não tema escolher, até mesmo uma escolha errada nos traz grandes ensinamentos. Lembre-se que com o poder, vem a responsabilidade. Então escolha de forma precisa, não apenas para o seu próprio bem, mas também para o bem do todo. Faça a sua parte!
A leitura em uma frase:
Há um bloqueio no mundo que precisa ser resolvido por meio de equilíbrio e justiça, com o poder de escolha e a sábia decisão do povo.
Citação:
"Não é suficiente falar sobre paz. Precisa-se acreditar nela. E não é suficiente acreditar nela. Deve-se trabalhar por ela." – Eleanor Roosevelt  
Bênçãos de Lua Cheia,
)O( Aphrodisiastes )O(

domingo, outubro 09, 2011

Você, seu Tarot e seus Rituais (blogagem coletiva)

Você, seu Tarot e seus Rituais (blogagem coletiva)

Tarô Motherpeace. Arcanos Maiores: O Louco (acima), a Torre (à esquerda) e a Sacerdotisa (à direita).
Nas minhas práticas com oráculos e tarôs, acho de fundamental importância a realização de rituais para purificá-los, abençoá-los, programá-los e conectá-los com as energias que irei trabalhar (as minhas energias e as das Deusas do Destino). Não há regras sobre a realização ou não de rituais com o tarô, vai mais da preferência de cada tarólogo. Assim como há vários rituais disponíveis, cito alguns abaixo:
- Colocar as cartas na ordem – arcanos maiores (0 – 21); arcanos menores (ás-10 + pajem, cavaleiro, rei e rainha);
- Passar o deck pela fumaça de um incenso mágico/purificante: sálvia, arruda, alecrim, patchouli, etc;
- Dormir com o deck embaixo do travesseiro para manter um vínculo psíquico maior;
- Colocar junto um ou mais cristais que correspondam com a intenção do seu deck;
- Enrolar o deck em um tecido especialmente mágico: seda, veludo, etc;
- Embrulhar o seu deck em algum material protetor (exceto plástico) e enterrá-lo para imbuí-lo com as energias da terra (esta particularmente não é uma das minhas escolhas preferidas);
- Deixar o deck sob a luz da lua cheia;
- Borrifar água de chuva consagrada sobre as cartas (cuidado, pois a água pode manchar ou danificar alguns decks);
- Visualizar purificação, energização, bênção com o deck entre as mãos.


Goddess Tarot. Arcanos Maiores: IV Power - Freyja, XIX The Sun - The Zorya, II Wisdom - Sarasvati.
             O ritual que sempre utilizo é colocar um cristal de pedra da lua (previamente purificado em água salgada) junto com o meu deck para potencializar a sua qualidade intuitiva. Toda lua cheia eu retiro o meu deck da sua bolsa, purifico-o e o abençoo na fumaça do meu incenso mágico e o deixo sob a luz da lua cheia (em forma de pilha, com as cartas voltadas para cima e com a pedra da lua encima). Deixo durante toda a noite e antes do sol nascer eu recolho o deck e a pedra da lua, colocando-os de volta na bolsa.  
            Quando compro/ganho um novo deck ou sinto que realizei leituras pesadas ou percebo que a energia está em desarmonia, procedo da seguinte maneira: Eu purifico o meu deck por meio do incenso, coloco-o em meu altar e o circulo com cristais protetores, acendendo uma vela branca (consagrada) próxima a ele, para retirar toda a energia conturbada e repor a energia harmoniosa. Enquanto isso, invoco as Deusas do Destino, as Moiras, para guiarem as minhas ações e (re)consagrarem o meu instrumento de divinação.  Outro método que utilizo é a meditação e a mentalização de intenções. Seguro o deck entre as minhas mãos e digo uma bênção ou faço uma oração para que tenhamos uma relação oracular plena e sagrada.
            No momento das leituras, cada tarólogo possui a sua particularidade em relação aos seus baralhos e à forma de tiragem, leitura e conclusão. Seguindo os conselhos de Z Budapest, depois de embaralhar bem, eu uso sempre a mão esquerda, que é a mão que tem uma conexão mais próxima ao coração, para partir a pilha (que está com as cartas viradas para baixo) da direita para a esquerda, colocando a pilha da direita sobre a da esquerda. Esse procedimento deve ser realizado três vezes, uma vez para cada uma das três Deusas do Destino, regentes do passado, presente e futuro, respectivamente, sempre meditando sobre cada uma Delas.
            Cada deck de tarô ou oráculo requer um ritual diferente e que seja adequado para a sua divinação em particular. Conforme se trabalha com um determinado baralho, adquire-se maior conhecimento e experiência sobre como lidar melhor com ele. Essa relação irá revelar intuitivamente o que, quando, como, onde e por que realizar esses rituais. Quanto mais sagrado tratamos os nossos instrumentos de divinação, melhor será a nossa precisão e qualidade na realização de nossas leituras oraculares.
Bênçãos na IRMÃdade,
)O( Aphrodisiastes )O(